O aspecto computacional da linguagem de programação LOGO


Na informática, Logo é uma linguagem de programação utilizada com grande eficiencia como ferramenta de apoio ao ensino regular por aprendizes em programação de computadores. Em alguns aspectos, ela implementa a filosofia construtivista, segundo a interpretação de Seymour Papert.

O ambiente Logo tradicional envolve uma tartaruga gráfica - um robô pronto para responder aos comandos do usuário. Cada comando escrito será demonstrado na tela imediatamente após ser executado, o que acaba incentivando o aprendizado. Assim o aluno aprende com seus erros, pois cada vez que um comando for digitado de forma errônea, será demonstrado o motivo do erro, facilitando assim a correção.

Existem softwares que trabalham diretamente com a linguagem Logo de forma simples, onde os comandos são feitos em lingua portuguesa. Desta maneira, o aprendizado básico de programação é facilitado e pode ser aplicado desde os primeiros anos do ensino fundamental.

Neste trabalho, é comentado especialmente o software MegaLogo. As possibilidades deste programa para o aprendizado dos alunos envolve qualquer disciplina. Os alunos aprendem de forma interativa, desenvolvendo a criatividade dos mesmos.

Abaixo, confira alguns vídeos com demontrações de exercicios escolares programados no 
MegaLogo, criados por Fabiano Paulus Leusin:

Teclado MegaLogo:
Mostra noções básicas das notas musicais em um teclado.


video


Rosa dos ventos MegaLogo:
Prática para o aprendizado dos pontos cardeais.

video

Futebol MegaLogo:
Apoia o aluno no estudo de coordenadas no plano cartesiano.



video


Nenhum comentário:

Postar um comentário